4 A saúde das unhas

Olá meninas e meninos... esse assunto é para todos viuuu... ^^

Eu, como uma boa manicure, amiga e blogueira, tenho como dever trazer novidades, tendências e curiosidades, mas também INFORMAÇÔES ÚTEIS aos nossos leitores...
E hoje trago uma matéria sobre a Saúde de nossas unhas, coisas que normalmente nãos nos atentamos e deixamos para lá, preferindo apenas jogar as cores dos esmaltes por cima e fingir que nao viu nada... rsrsrs
Mas o que faríamos com tantas cores de esmaltes, se essas unhas deixassem de estar ali??? rsrsrsrs...
Por isso deixo a dica: É MELHOR CUIDAR DELAS!!!


"A unha saudável é rosada, forte, sem manchas e tem crescimento normal – em média, 0,03 milímetros por mês. Imperfeições na coloração, na espessura e no formato da unha podem ser consequências do contato com agentes externos, sobretudo produtos químicos, mas também podem indicar doenças sistêmicas – aquelas que afetam vários órgãos do corpo, como fígado, coração, rins, pulmão e a glândula tireoide.
ESMALTES – Dosar o uso de esmaltes, sobretudo os escuros, facilita a análise das unhas no dia a dia. “Quem retira o esmalte e aplica outro em seguida não tem tempo de observar bem o aspecto que está por baixo da coloração”!
Deficiências alimentares são as principais responsáveis pelo enfraquecimento das unhas. “Muitas doenças que se refletem nas unhas estão ligadas ao sistema nutricional”, afirma a nutróloga Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional “Fortalecer o organismo é importante e, por isso, devemos ingerir regularmente fontes de enxofre, como o alho; zinco, presente no açafrão e no gengibre; ômega 3, disponível no salmão e na linhaça; além de castanhas e cereais integrais”, recomenda a especialista.

Conheça alguns dos problemas mais comuns:
saude unhas A saúde da sua unha
Como fazer o auto-exame: Para a médica Marcelle Miranda, especialista em estética do Rio de Janeiro, observar alterações na coloração é o primeiro passo para um autodiagnóstico inicial. Por exemplo, se o leito (a pele que fica logo abaixo da lâmina, que é a parte mais visível da unha) estiver arroxeado, é preciso vigília dobrada. A cor escura demonstra que o sangue não está circulando direito nas mãos e pode indicar possíveis disfunções cardíacas. Além da mudança na cor, é preciso ficar atento à forma e textura das unhas. As temidas micoses (infecções por fungos) se manifestam pelo aumento da espessura da unha, descolamento ou alteração da cor. Quando a causa é orgânica, a infecção surge nas mãos e nos pés. Se não tratadas a tempo, com remédios orais ou tópicos, leva à perda da unha — que demora mais de seis meses para crescer. Quanto às unhas com ondulações, vale um alerta. Segundo artigo de Robert Baran, criador do primeiro centro de diagnóstico e tratamento das doenças das unhas, publicado na revista Scientific American Brasil, as convexas e sem brilho são típicas de portadores de doença cardíaca ou pulmonar crônica. E as unhas côncavas, especialmente em crianças, podem indicar um possível déficit de ferro no organismo."

 (Fonte: Revista Viva Saúde)

Então pessoal, o assunto é sério e merece sua atenção.
É claro que, não é porque você vê uma manchinha na unha, que já pode encomendar o caixão! Calmaeee... rsrsrs
Mas a atenção deve ser redobrada e um médico deverá ser consultado!!!





4 comentários:

❤ Verinha - Febre de Esmalte disse...

Oi ♥[м][ι][ο][ј][ο]♥

Muito bom o post...
Explicativo e indicativo rs... As unhas
podem refletir um mal escondido, neah?!?

beijos
http://febredeesmalte.blogspot.com/

blog Usei Hoje disse...

Amo ler postagens assim... tudo bem explicadinho.
Informadas e coloridas!

bjus.
http://useihoje.blogspot.com

Nanna Barbieri disse...

Babi, minha unha descama que é um horror! Dá até raiva...
BjoO

Lidiane Vasconcelos disse...

Oi!!
Achei o máximo ler este post, principalmente porque minhas unhas andam bem quebradiças. Isso é um sinal de que preciso ficar mais atenta a minha alimentação, não é? :)
Obrigada por suas dicas.
Foral valiosas! :)
Beijos,
Lidi

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...